Para quem não sabe este menino é considerado um dos cães mais inteligentes do mundo.
É de tamanho médio, mas não se enganem, só porque aprende rápido, é muito inteligente que vai ser o cão mais fácil de ter.
Enganam-se! Quem deseja ter um destes cães, tem de assumir a responsabilidade e o compromisso de ter tempo para ele.
Como a sua origem (o primeiro contacto com o humano) foi como cão pastor, tomava conta de ovelhas (ainda hoje há cães destes com a mesma função), este animal necessita de muito mas muito exercício, não sendo este um animal muito adaptado para apartamento, a não ser que a pessoa consiga fazer pelo menos 2 passeios por dia de 30/40 minutos para que o cão gaste toda a energia.
Ainda assim não será muito aconselhável.
Para quem não sabe estes cães não têm só este aspecto tricolor mas podem ser também destas cores.
O pai da raça foi o cão Hemp, que ao contrário da maioria dos cães pastores que latiam e mordiam para fazer o seu trabalho de conduzir as ovelhas, este fazia-o apenas parando traquilamente em frente da ovelha, intimidando-a.
Foi então em 1906, que o primeiro padrão da raça foi estabelecido, mas ao contrário dos padrões físicos da maioria da raça, esta baseava-se em habilidasdes para o trabalho. Essa tem sido a referência que padronizou a raça desde então. Dado que se destacou tanto, Hemp acabou por ser o impulsionador da raça gerando um grande número de descendentes.
Saúde e Higiene:
Os problemas mais comuns da raça é displasia da anca. A surdez (devido à cor branca presente no manto), alergias e problemas oculares aparecem raramente, mas ainda assim podem acontecer.
São cães que largam também bastante pêlo e que necessitam de manutenção da pelagem pelo menos bissemanal (escovagem).
Pai do Border Collie, HempRute Silva |










