Bem para quem pensa que esta raça provém da Espanha está enganado. Alguns historiadores fazem a descrição de um cão parecido com este mas muitos mais contestam a teoria. Estima-se que esta raça (devido ao seu pêlo comprido, pouco provável de ter evoluído na península ibérica, com as temperaturas altas que se fazem sentir) tenha então evoluído em território francês. O primeiro exemplar da raça foi apresentado em 1896!
Passam também a saber que este é um excelente cão de caça, uma das raças preferidas pelos caçadores porque alia sua eficiência na função com a docilidade de um verdadeiro cão de companhia. O que também ajuda é o seu faro invejável e uma resistência física impressionante!
Além de suas qualidades como caçador versátil e eficiente este cão conquistou uma imensa popularidade como cão de companhia porque, para além do seu tamanho reduzido, é um cão extremamente dedicado e dócil. Rústico e muito alegre, é um cão que precisa de exercícios físicos para gastar a sua enorme energia e vivacidade, ideal para famílias muito activas e com crianças.
Em relação à inteligência esta cotado está na 19º posição, devido à sua capacidade de aprendizagem. É também um cão que adora água e normalmente dá-se bem com os outros cães.
Muito resistente, é capaz de acompanhar seu dono em qualquer actividade. O tamanho e a agilidade da raça, fazem com que se dêem muito bem com actividades como agility e flyball.
Saúde e Higiene:
São cães normalmente muito limpos, que não deitam pêlo ideias por isso mesmo para ter em casa. Também costumam ladrar pouco o que também é o ideal. Em termos de raça podem ser castanhos ou pretos como se pode verificar nas fotos. Não necessitam de ser tosquiados apenas de um belo banho, corte de unhas e uma boa escovadela.
Em termos de saúde, é um cão bastante saudável existe os problemas mais propícios na raça são os problemas auditivos, como otites (acontece em várias raças, simplesmente esta tem mais propensão para isso) e também dermatite alérgica, que é uma reacção alérgica causada à picadas das pulgas ou mosquitos.
Para preveni-los basta ter cuidado com os ouvidos do seu cão no banho ou quando vai a locais com água, secar muito bem as orelhas. Relativamente à Dermatite alérgica é seguir os planos de desparasitação à risca (em pipeta, comprimido ou coleira).
