quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Border Collie, reflexão sobre a raça

   Hoje vou falar de uma das minhas raças preferidas de cães. O Border Collie!

   Para quem não sabe este menino é considerado um dos cães mais inteligentes do mundo.
     É de tamanho médio, mas não se enganem, só porque aprende rápido, é muito inteligente que vai ser o cão mais fácil de ter.
   Enganam-se! Quem deseja ter um destes cães, tem de assumir a responsabilidade e o compromisso de ter tempo para ele.
    Como a sua origem (o primeiro contacto com o humano) foi como cão pastor, tomava conta de ovelhas (ainda hoje há cães destes com a mesma função), este animal necessita de muito mas muito exercício, não sendo este um animal muito adaptado para apartamento, a não ser que a pessoa consiga fazer pelo menos 2 passeios por dia de 30/40 minutos para que o cão gaste toda a energia.
   Ainda assim não será muito aconselhável.



   Para quem não sabe estes cães não têm só este aspecto tricolor mas podem ser também destas cores.



    O pai da raça foi o cão Hemp, que ao contrário da maioria dos cães pastores que latiam e mordiam para fazer o seu trabalho de conduzir as ovelhas, este fazia-o apenas parando traquilamente em frente da ovelha, intimidando-a.
    Foi então em 1906, que o primeiro padrão da raça foi estabelecido, mas ao contrário dos padrões físicos da maioria da raça, esta baseava-se em habilidasdes para o trabalho. Essa tem sido a referência que padronizou a raça desde então. Dado que se destacou tanto, Hemp acabou por ser o impulsionador da raça gerando um grande número de descendentes.



Saúde e Higiene:


   Esta raça é considerada bastante saudável, com uma esperança de vida relativamente longa para o seu porte (médio) (entre 10-15 anos).
   Os problemas mais comuns da raça é displasia da anca. A surdez (devido à cor branca presente no manto), alergias e problemas oculares aparecem raramente, mas ainda assim podem acontecer.
  São cães que largam também bastante pêlo e que necessitam de manutenção da pelagem pelo menos bissemanal (escovagem).



Pai do Border Collie, Hemp




                                                                                                                      Rute Silva

4 comentários:

  1. Lindo mesmo ! Esta raça é brutal ! Bom post ! :D

    ResponderEliminar
  2. Awwwww, isto faz-me lembrar o filme "O porquinho Babe" :) Estes cães são mesmo lindos e inteligentes...nunca vi nenhum ao vivo! :)

    Rute, estive finalmente a fazer uma limpeza à minha caixa de mail - há 3 anos que não conseguia ter menos de 500 emails por responder - e encontrei um comentário teu antigo a perguntar sobre sites com roupa barata...

    Com algum teeeempo de atraso, aqui está a resposta: porque não experimentas o ebay? Já vi lá imensa roupa em conta! Pode demorar um pouco a chegar, mas compensa bastante e nunca nenhuma compra correu mal (além de que podes avaliar o vendedor e eles têm muito cuidado para não receberem más pontuações) :)

    Desculpa a demora :/

    beijinhos, Nádia
    My Fashion Insider

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não faz mal a demora na resposta já nem eu me lembrava lol estes cães são lindos e super inteligentes. obrigada pelo comentário :) beijinho

      Eliminar